quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Desigualdade Social e as Classes

                         No mundo em que vivemos notamos claramente o preconceito,a divergência que envolve boa parte de nossa sociedade.Diante de tal situação que nós acabamos nos tornando ignorantes em relação ao próximo,achando sempre que somos superiores.E acabamos não percebendo que:
---
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

As classes sociais

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.
As desigualdades são vistas como coisas absolutamente  normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.
Como já vimos no capitalismo, quem tinham condições para a dominação  e a apropriação, eram os ricos, quem  trabalhavam para estes eram os pobres, pois bem esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social . Essas desigualdades não eram somente econômicas mas também intelectuais, ou seja o operário não tinha direito de desenvolver sua capacidade de criação, o seu intelecto. A dominação da classe superior, os burgueses, capitalistas, os ricos,  sobre a camada social que era a massa, os operários, os pobres, não era só economica mas também ela se sobrepõe a classe pobre, ou seja ela não domina só economicamente como politicamente e socialmente.

           
                   E a cada tipo de organização social que estabelece seus privilégios,suas vantagens e desvantagens entre os individuos por capital(dinheiro,poder) ocasionam o sofrimento de,mas de 50% da papulação de seus respectivos lugares,regiões habitacionais.Onde sofrem,clamampor ajuda,e não são ouvidos ,pois,são apenas uma minoria que para eles não faz a minima diferença.


             Então está mais do que na hora de repensarmos nossas atitudes,qualquer que seja em relação ao próximo.Em vez de fazermos manchetes em jornais,revistas,devemos fazer história,porque quem faz história faz a diferença.  


 Link:http://www.coladaweb.com/sociologia/desigualdades-sociais-e-as-classes

Postado por: NILA KAROLINE PEREIRA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário